sábado, 9 de agosto de 2008

Moradas de transição

Durante quatro meses um grupo multidiciplinar começou a projetar modificações em um apartamento em São Paulo buscando, dentro dos parâmentros das cidades de transição, alternativas para uma moradia urbana sustentável.

O grupo se formou dentro do curso Educação Gaya que teve sua terceira turma formada em 2008, na Umapaz no Ibirapuera. Dentro do curso grupos de trabalho, ou vilas, como as batizamos, foram formadas e cada uma deveria escolher um Estudo de Caso com intuito de realizar um design sustentável. Nós da Vila União escolhemos o apartamento da artista plástica Floriana Breyer e o batizamos se Estudo de Casa.

Diversos sistemas e tecnologias foram estudados e planejados, desde captação de aguá da chuva, teto verde, utilização de energia solar, reúso das águas cinzas (como chamamos as águas do banho, pia e da máquina de lavar), jardins verticais, sistemas de irrigação, entre outros. Vários deles foram instalados durante uma vivência de uma semana que se iniciou no dia 28/08/08 e se concluiu dia 3/08/2008.

Formam intensos dias de vivência nos quais diversas das tecnologias limpas e socias puderam ser aplicadas e incorporadas pelos integrantes, convertendo a casa num verdadeiro laboratório experimental de tecnologias do novo tempo. Permacultura urbana, feng shue, radiestesia e radionica, bio construção, são algumas das áreas que nortearam nosso processo, que contou com a colaboração de alguns especialistas como:

Peter Webb,
Tomaz Lotufo,
Edison Urbano,
Rodrigo Barbosa,
Fábio Delduque,
Anderson Sakuma.


Aqui neste blog pretendemos disponibilizar um pouco do que aprontamos e queremos replicar por todas as moradas...

Mi casa
Tu casa
Casa viva
Nuestra casa
Gaya

Nenhum comentário: